Folha do Estado
  Feira de Santana -     
 
 
Canais
Artigos
Educação
Entrevistas
Mundo
Esportes
Geral
Municípios
Turismo
Política
Segurança
Saúde
Vídeos
Especiais
Expofeira
São João
Folia Geral
Morar Bem
Cláudio Humberto
Ponto e Vírgula
Blogs
Rádio Geral
Blog do Kuelho
Caldeirão do Paulão
Por Simas
Blog do Velame
Jair Onofre
Blog da feira
Enquete
Ministro do Esporte justificou a demora nas obras para a Copa ao dizer que o atraso faz parte da cultura brasileira. Você concorda?

Sim, é um traço do caráter nacional
Não, é apenas mais uma desculpa
Não sei

 
 
Siga o FOLHA DO ESTADO no twitter
 
GERAL
 
Publicado em 28/1/2010 09:13:32
 
CAPS AD pode ser uma saída para o vício do crack
Os dependentes de drogas em Feira de Santana têm no CAPS-AD um importante auxílio na luta contra o vício
 
No CAPS AD os usuários encontram atendimento e tratamento gratuito para o vício das drogas como o crack
No CAPS AD os usuários encontram atendimento e tratamento gratuito para o vício das drogas como o crack
Foto: Gleidson Santos
 
 

 

 Por Roi Rogeres Fernandes

Os dependentes de drogas em Feira de Santana têm no CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial -Álcool e Drogas ) um importante auxílio na luta contra o vício. No lugar, é possível fazer um tratamento específico, com profissionais capacitados em todas as áreas de saúde (ver Box).

Aos muitos pacientes que apresentam sofrimentos psíquicos decorrentes do uso e abuso do álcool e drogas de grande potência, como o crack, é aplicado o Tratamento de Redução de Danos (TRD), com a finalidade de minimizar as possíveis consequências do consumo das substâncias (a doença, chamada adicção, manifesta sintomas nas crises de abstinência, como tremores, forte agitação, suor excessivo e, em alguns casos, até reações violentas).

Em seis anos de atuação no município, cinco sob coordenação da psicóloga Carolina Ferreira, o CAPS AD recebe a cada ano números recordes de usuários do crack, entre outras drogas lícitas e ilícitas. Atualmente 3.150 pacientes estão registrados no Centro. Os atendimentos são direcionados a usuários dos mais diversos tipos substâncias. Mas, de acordo com a coordenadora, o crack é a droga que tem aumentado significativamente o número de atendimentos, liderado por adolescentes e adultos jovens. O Centro de Atenção Psicossocial, de acordo com a Drª Carolina Ferreira, está realizando um levantamento de dados específicos sobre o perfil e índices de dependentes químicos que procuram tratamento na unidade.

Os usuários, geralmente, pertencem às classes mais baixas, embora existam pessoas pertencentes às classes média e alta fazendo consumo da droga em Feira de Santana. Estes, porém, fazem uso de cocaína com mais frequência. “Ainda existe um preconceito contra os serviços públicos. Pessoas de maior poder aquisitivo buscam clínicas particulares para tratamento e preferem outras cidades, por conta do sigilo”, afirmou a coordenadora.

CONSEQUENCIAS E TRATAMENTO

As consequências do crack em seus usuários são inúmeras. Vão desde a perda do emprego à desintegração da estrutura familiar, do abandono aos transtornos psicológicos, além do pânico moral e das doenças causadas por este tipo de droga. A dependência química é uma doença que precisa de cuidados, independente de que tipo de droga. Mesmo que difícil e com poucos exemplos que sirvam de comprovação, é possível que um usuário de crack se recupere do vício. A epidemia mata e destrói famílias, mas pode ser vencida.

Não há diferença no atendimento aos usuários no CAPS AD. Independente da droga que usem, os profissionais cuidam do sujeito através do “Tratamento de Redução de Danos”, uma estratégia de saúde pública que visa minimizar as possíveis consequências adversas do consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas sem, necessariamente, interromper o uso. Além disso, a TRD objetiva dar inclusão social e cidadania para usuários de drogas, baseando-se nos direitos humanos e respeitando o artigo 196 da constituição, que assegura que todos têm direito ao acesso à Saúde.

Com o tratamento, o indivíduo não abdica totalmente do vício, no principio. Posteriormente, as chances de deixar o vício aumentam. “Através deste tratamento, a gente respeita o desejo dos usuários, pois a abstinência total do vicio os afastam de um lugar que ofereça cuidados. Damos apoio e suporte psicossocial para que ele queira deixar a droga e diminuir outros risco à saúde, como a aquisição de outras doenças provenientes do uso das drogas, como o HIV”. (Com colaboração de Paulo Rabelo).

 

BOX (ENTRE FIOS)

O CAPS AD

O CPAS AD é um Centro de Saúde Especializado no cuidado a usuários de álcool e outras drogas, ligado a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. O espaço se destina a atender pessoas a partir de 12 anos de idade, com sofrimento psíquico decorrente do uso e abuso das drogas. O primeiro atendimento realiza-se às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, nos dois turnos e por ordem de chegada. O paciente deve levar seu documento de identidade e CPF.

A equipe conta com médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistente social, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, professor de educação física, oficineiros de teatro e artes, técnicas de enfermagem e equipe de apoio. As atividades acontecem diariamente, havendo atendimentos individuais, quando necessários, atendimentos em grupos e oficinas. Tudo através de projetos terapêuticos individualizados. O CAPS AD funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Todas as quartas as atividades para o público externo são suspensas para realização de reuniões em equipe, estudos de caso e atividades de capacitação e formação continuada.

Maiores informações: CAPSad Feira de Santana; Av. Getúlio Vargas, 1864 – Centro 44065-010 Feira de Santana – BA (75) 3625-3378 capsad_fsa@yahoo.com.br

 

 

 
 
Fonte: Folha do Estado IR AO TOPO ^
 
 
Faça um comentário (1) Leitores comentaram esta notícia
 
 
 
De: vasni de freitas pinheiro - 26/6/2011

Estou procurando o telefone ou endereço do CAPS em Sao Paulo
 
Outras notícias VER TODAS AS NOTÍCIAS
18/4/2012 09:00:48 - MST faz protestos pelos 16 anos do Massacre de Carajás
18/4/2012 08:49:52 - Transporte escolar paralisa e alunos ficam sem aula na zona rural
17/4/2012 17:05:36 - Divisa interdita restaurante Yan Ping
17/4/2012 14:55:57 - Novo secretário estadual da Fazenda tomará posse nesta terça-feira
 
 
 
 
 
Publicidade


  Copyright © 2014 Folha do Estado. Todos os direitos reservados.    
    Tacitus
 
O Jornal TV Geral Radio Geral Classivendas Promoções Publicidade Assinantes Sugestão de Matéria Contato TV Geral O Jornal Radio Geral Classivendas Promoções Publicidade Assinantes Sugestão de Matéria Contato